domingo, 26 de julho de 2015

NEW YORK com dicas da LAURA

Dicas Laura de NYC de julho 2010 e quase todas atualizadas.


Restaurantes:
É sempre bom fazer reserva!!!! Tem um site ótimo: www.opentable.com. Por lá, é possível reservar para a maioria deles, embora não todos. Só que eles tem uma cota de reserva pela internet. Se não conseguir pelo site, vale à pena tentar ligar.

Sam Sifton, um dos maiores gourmets nova-iorquinos, faz várias reviews sobre os mais novos restaurantes da cidade no NYTimes. Sempre up-to-date, vale acompanhar. No The Scoop, NYTimes, estão todas reunidas (talvez seja ainda melhor que o Zagat): http://www.nytimes.com/packages/html/newsgraphics/projects/nyc-app/.

Tem três ‘redes’ de restaurantes que são ótimas opções sempre:

Daniel Boulod
Eu vou sempre no Bar Boulod que fica perto da minha casa. Carinho, mas gostoso! O restaurante chamado Daniel parece que é ótimo, um dos melhores de NY, mas eu nunca fui.

Jean Georges
Já fui em alguns, como você verá na lista abaixo. O Jean George é carésimo, mas excelente comida francesa. O Jojo mais caretão! E o Spice Market super hiper descolado. Talvez o mais jovem e trendy de todos!

Union Square Hospitaly Group
Meus favoritos! To tentando ir em todos... ehehehe! Abaixo algumas dicas mais específicas:

The Modern
9 West 53rd Street
Um dos melhores restaurantes que eu já fui! Adorei. Especialmente se conseguir fazer uma reserva no dining room com vista para o jardim do Moma, é um espetáculo. Mas caro. Vale; mas é bem caro.

Union Square Cafe
21 East 16th Street
Dos mesmos donos do Modern, mas com um preço mais acessível. Tem um tartar de atum de dar água na boca. Fica bem pertinho, como dia o nome, do Union Square Park e é super movimentado. Dos restaurantes do Danny Meyer, é o melhor em termos de custo benefício.

Shake Shack
Do mesmo Danny Meyer, é um fast-food de cheeseburger e milk-shake com batatinhas muuuito bom e beeeem barato! Tem fila direto... os americanos adoram fila! Mas, quem sabe, no meio da tarde, depois de um museu, não rola?

Outros restos que fui e recomendo:

Marea
240 Central Park South
Restaurante italiano de frutos do mar, bem gostoso.

Jean Georges
1 Central Park West
Esse é um super chefe francês que tem vários restaurantes na cidade. Esse é supostamente o melhor, mas já fui também no Jojo (no upper east side) que é bem bom também. São restaurantes mais chiquinhos, afrancesados, meio caretas, mas com uma comida muuuuita boa.

Aqua Grill (frutos do mar, especialmente ostras)
210 Spring Street
Adoro o sanduíche de atum que eles tem! É uma super pedida! E o preço, para NY, é ótimo!

Il Buco
47 Bond Street
Italiano de-li-cio-so, com super carta de vinhos!

En Japanese Brasserie
435 Hudson Street
Tipo Nobu, em que se come pratos quentes japoneses muito bons! Carinho... que que não é caro em NY? To para ver...

Tamarind (delicioso indiano para almoçar)
43 East 22nd Street

Le Charlot - francezinho para comer ótimas mussels com batatas fritas
(não tem site)
19 East 69th Street
(212) 794-6419

Mary’s Fish Camp, na Charles St.  – sanduba de lagosta bem gostoso! É um restaurante pequeno mas bem descoladinho!
64 Charles Street

River café – no Brooklyn
1 Water Street
Tem uma vista linda da cidade. O ideal é fazer uma reserva tipo começo de noite, de preferência na janela... Aí, atravessa a ponte de Brooklyn a pé que é linda e tem, também, uma super vista da ilha, tira umas fotos no deck e vai jantar. Um luxo só! Se tiver tempo, dar uma volta pelo Dumbo, que é a região logo que se atravessa a ponte. Lá tem um parque na beira do mar bem gostoso...

Katz Deli
http://www.katzdeli.com/ 
Onde o Woody Allen vai comer seu sanduba de pastrami. É um lugar bem sem charme, mas muito divertido. Vale sentar e pedir o sanduba na mesa, tirar umas fotos... Acho que foi nele que gravaram o filme Harry and Sally, mas agora não tenho certeza (preciso voltar! Rsrs.)
Freemans
É um bistrô charmoso, numa ruela sem saída na Rivington St, entre Bowery e Chrystie.

PJ Clark´s, em frente ao Lincoln Center
Hummm... sanduba bom e barato! No verão, tem umas mesas na lateral aberta, bem agradáveis... sem o AC forte que os americanos gostam. O hamburger é divino!

Pastis
Restaurante que está na moda, no MeatPacking district. Vale para ir tomar um drink e ver gente bonita – se é que há algum interesse! Dessa mesma rede há o Schillers e o Balthazar... todos descoladex e gostosos, mas nada de especial em termos de comida ou serviço. Como virou moda, ainda mais entre brasileiros!, vale fazer uma reserva!

Sant Ambroeus
259 W 4th St (between Charles St & Perry St)
Tem alguns pela cidade e são beeem gostosos! Italiano básico, mas bem feitinho. O do West Village é meu preferido!

Spotted Pig
314 West 11th Street
Único pub de NY com estrela do Michelin! Tem uma comida bem boa mesmo, especialmente as batatinhas palito. Mas, é lotado, lotado, lotado. Assim, recomendo chegar cedo, ainda mais se for no final de semana. A decoração é legal, o atendimento é bom e fica bem pertinho do rio, do lado West da ilha. Vale ir dar uma olhada no rio depois do almoço, fumar um cigarrinho, andar para fazer a digestão… J

Pecking Duck House
Para quem gosta de pato laqueado, como eu, é uma ótima pedida!

Magnolia Bakery
Os americanos têm loucura por cupcake. Eu não gosto. É nada mais que um bolinho com uma cobertura açucarada. Mas na Magnólia Bakery tem dois dos meus doces favoritos: banana pudding e magic cookie bar. O banana pudding é um pavê de banana muito bom e o magic cookie bar é um doce de côco com chocolate divino, mas bem doce!

Locanda Verde
Restaurante que abriu este ano no Tribeca. É uma delícia! Tudo é bom: das entradas, aos pratos e às sobremesas. Vale à pena ir mesmo sem reserva e esperar tomando um drink no bar.

The Odeon Restaurant
É o primeiro restaurante do cara que tem hoje em dia Balthazar, Pastis, Schillers etc. Quando se separou da mulher, o Odeon ficou para ela e ele manteve os outros. É divino! O bom é que é freqüentado por locais, não é tão cheio, não precisa de reserva e tem um cardápio diminuído que serve até acho que uma da matina! Valem as ostras, o steak tartar com batatas fritas crocantes e os profiteroles de sobremesa.

Nobu
Melhor japa ever! Imperdível, vale cada centavo. Se for, não deixe de comer o black cod que desmancha na boca.

Jazz:
Dizzy Coca Cola Club (Jazz at Lincoln Center): bom e barato! Tem dois shows por noite, um às 7:30pm e outro às 9:30pm.

Blue Note, Village Vanguard, Smalls, Iridium, Jazz Standard são outras boas opções de lugares para ouvir jazz em NY. Tradicionalmente conhecidos (acredito) nesta ordem. O que mais gosto é o Smalls, que tem bom jazz em um ambiente bem despretencioso e barato. Vida de estudante não é fácil! Rsrsr.


Gastronomia:
Eataly
Centro de gastronomia italiano incrível! Tem restaurantes, bares e um supermercado de delícias italianas que é imperdível!
http://www.eataly.com/us_en/stores/new-york/
200 Fifth Avenue | New York, NY 10010




Le District
Centro de gastronomia francês também muito gostoso! Na frente do mar, ao sul da ilha, pertinho do memorial do 9 de setembro. Tem vários restaurantes e bares e coisinhas francesas gostosas para comprar!
225 Liberty Street, New York City

Parques:
High Line
Antiga linha de trem que passava por cima da 10a. Avenida, hoje virou um parque super transado no MeatPacking District.

Riverside Park
Ao longo do Hudson, tem um por do sol maravilhoso!

Central Park:
Sugiro entrar no parque pela entrada oeste da 72 street. Aí, já vê o Dakota, onde o Lennon foi assassinado e o Strawberry Fields. Se acompanhar a rua 72 por dentro do parque, tem o lago e fonte e a alameda de árvores que é linda! Na beira do lago tem a Boat House, que rola comer (nada de especial, mas não é mal) e/ou tomar um drink. É um programa gostoso!

Union Square
Mais praça que parque, mas tem uma farmers’ market às sextas e finais de semana... não sei se vale à pena para quem não tem cozinha no hotel, mas tem bolinhos, ovos e verduras bem fresquinhas!

Washington Square
Onde fica o arco... É uma praça também, mas cheia de estudantes da NYU, sempre com alguém tocando, fazendo arte, palhaçadas... uma curtição no verão!

Williamsburg
Williamburg é um bairro que fica no Brooklyn, portanto, ao leste da ilha. Todos os artistas e descolados que não tem grana, ou querem mais espaço mais barato, moram por lá. Tem muitas lojinhas, restaurantes, bares, galerias e lugares descolados para visitar. Fica na região do stop Bedford Avenue, da linha L do metro. Vale à pena ir no final da tarde e ficar a noite... lota de gente na rua, se vê de tudo e tem um clima jovem bem animado!

Mulherada/Lojas:

Anthropologie – minha favorita!
Tem roupas transadas mas também coisas para casa. Carinha, mas se tiver alguns dólares para gastar, é lá!

Brooklyn Industries
Para roupa masculina e feminina casual, é uma ótima pedida! Eu gosto bastante! Tem umas roupas bem descoladas e por um preço legal.

Urban Outfitters
Descolada também, com um preço bem mais razoável! Também tem coisas para casa e roupas masculinas e femininas.

Crate and Barrel
Coisas para casa, não tem igual! Super descolada e boa qualidade. A segunda marca deles, CB2, também é legal!

Lucky Wang

Gentem! É tudo de bom! Mas só para crianças... Tem uns quimoninhos que são a coisa mais fofa do mundo!



Museus (fora o básico, tipo MOMA, Metropolitan, Guggenheim etc.):

1. Museum mile: (que inclui o Gugg e o Met, todos no upper east side)
- Frick Collection – casarão do começo do século passado de um industrial de aço, o tal Frick. Vale à pena pelos Vermeers e pela arquitetura da casa. Tem um filminho com a estória dele, curtinho, que é legal!
1 East 70th Street

- Neue Gallery – tem Schiele e especialmente Klimt maravilhosos! Museu pequenininho delicioso. O café que tem embaixo é caro (Café Sabarsky), mas tem uns bolos austríacos bem gostosos!
1048 5th Avenue

- Whitney Museum – maior coleção de arte moderna americana. Embaixo tem o Sarabeth’s restaurant e uma lojinha descolada. Esse fechou.
945 Madison Avenue
Agora tem o novo Whitney que é no Chelsea, eu não fui, mas acompanho pelo instagram e parece ser o máximo!

2. Metropolitan Cloisters
É a parte de arte medieval do Metropolitan. É um claustro trazido pelo Rockefeller da Europa reconstruído na ilha. Fica dentro de um parque lindo, bem ao norte da ilha, chamado Fort Tyron Park, na beira do Hudson, olhando para New Jersey.

3. Ellis Island (museum of immigration) and Tenement Museum
Frnt A, 91 Orchard Street

Acho que esses são os dois museus que explicam melhor porque NY virou o que virou. Mostra o processo de chegada dos imigrantes na ilha desde a metade do século XIX. É possível visitar a ilha e depois a Estátua da Liberdade. Eu, particularmente, acho que não vale à pena ir até a estátua e que a ida até o museu da imigração já oferece a vista da estátua que queremos! Depois, no Tenement Museum, é possível ver como os imigrantes viviam lá no Lower East Side, uma das regiões mais pop-tchuras de Manhattan hoje. A lojinha do Tenement é demais! É preciso marcar hora para fazer os tours com antecedência.

4. New Museum – arte contemporânea super hiper muderna! Antes de ir, ver no site se está rolando alguma exposição que interessa... nem sempre está...
235 Bowery

5. Noguchi Museum
3338 10th Street, Queens.
Este museu é uma delicia para ir num dia de sol… tem um jardim de esculturas pequeno e lindo. É de um artista japonês que faz esculturas. Quando eu fui eu fiz como o Noguchi fazia: peguei o bondinho na 59 com 2a. avenida e atravessei para a Roosevelt Island, que fica entre Manhattan e Queens. Andei ela toda, que é mini, e atravessei a ponte a pé para o Queens. Foi legal, eu gostei! No site explica direitinho o trajeto... Se preferir, também dá para ir de metrô, mais convencional.

6. Museum of Art and Design
2 Columbus Circle
Tem uma exposição permanente bem legal e temporárias sempre interessantes. No nono andar tem um restaurante que a comida não é o excelente, mas a vista do Central Park, simplesmente fantástica. Chama-se ‘Robert’. Vale ir lá tomar um drink e tirar umas fotos!

7. Brooklyn Museum + Jardim Botânico do Brooklyn
200 Eastern Parkway
O Brooklyn Museum vale a viagem, especialmente porque fica numa região beeeem gostosa do Brooklyn e é ao lado do Jardim Botânico, que tem dois lugares especiais: o jardim japonês e o aroma garden, em que se pode sentir o cheiro de milhares de flores! É um passeio e tanto. Vira e mexe tem exposições legais no museu, somando ao acervo de arte deles que é incrível.

8. Cooper-Hewitt National Design Museum
Museu pequenino de design no upper east side, bem descolado. Tem uma lojinha incrível!

*Tem também o Museu do 9 de setembro, ao lado do memorial, que fica onde era o antigo World Trade Center, no sul da ilha.

Fora de NY:
9. DIA Foundation
Fantástico! Museu de arte moderna numa cidadezinha há uma hora e pouco de Manhattan. Pega-se o trem na Grand Central (que por si só vale a visita!) para Beacon – eles já vendem juntos o ticket do museu. É programa para um dia inteiro. Na volta, para quem gosta de ostras, vale ir no Oyster Bar da Grand Central. Tradicional até!

10. Storm King
Parque de esculturas ao ar livre, feitas com e na natureza. Se tiver vários dias em NYC é uma opção legal para sair um pouco da cidade.

11. Phillip Johnson Glass House
É a segunda, e não a primeira como eu imaginava, casa de vidro, hiper moderna especialmente do ponto de vista histórico. Eu gostei bastante de fazer uma visita guiada. Para quem curte arquitetura, vale à pena o passeio de um dia. A casa fica numa cidadezinha gostosa, com um centrinho fofo para compras e com restaurantes descoladex.

Arte pela cidade:
-          No Metropolitan Opera, que fica no Lincoln Center existem duas telas imensas do Chagall ma-ra-vi-lho-sas, mas só se pode ver à noite, durante o dia elas ficam cobertas por causa da luz do sol. Uma amarela outra vermelha. Imperdível.
-          Jean Dubuffet – dentro de um prédio na 590, Madison Av. Neste mesmo lugar tem um restaurante italianinho bem gostoso, mas um lanche rápido durante o dia. Vale à pena!
-          Love sculpture – na 6a. Avenida com a 55 street.

Nenhum comentário:

Postar um comentário