domingo, 19 de julho de 2015

EUA - Costa Oeste dicas do Sasseron

Seguem aí algumas dicas da Costa Oeste e redondezas.
1. Los Angeles - não achei muita graça. É uma metrópole. Tem Hollywood e a Calçada da Fama, que a gente pode muito bem passar sem ver. O que achei mais interessante lá foi subir ao ponto mais alto de lá, onde tem um planetário muito bom. 
    E tem o estúdio da Fox, com um montão de brincadeiras, mas acho que não é o passeio mais indicado para um casal de avós. Tem umas montagens de cenários de filmes e filmes 3D interessantes.
    Se vocês quiserem fazer a Highway 1, o melhor é chegar em Los Angeles, dormir por lá, alugar um carro e sair bem cedinho no dia seguinte. São 500 km. de estrada até Monterrey.
2. Vale a pena ir de carro de Los Angeles até San Francisco pela Highway 1, construída por Roosevelt na década de 30. A estrada tem vários trechos margeando o Pacífico e atravessa uma reserva florestal. Passamos por uma cidadezinha que parece o Velho Oeste.
    Saímos de manhã de Los Angeles e paramos em Santa Bárbara para almoçar. Cidadezinha bonitinha, à beira-mar. Fomos dormir em Monterrey. Antes de Monterrey tem uma cidadezinha muito bonitinha chama da Carmel, com um monte de restaurantes, do tipo Campos do Jordão.
    Em Monterrey tem um aquário muito bonito, vale a pena ver no dia seguinte, antes de sair pra San Francisco. O centro histórico da cidade é bonito, e finca perto do aquário.
3. San Francisco - fica a 200 km de Monterrey. Ficamos num hotel perto do região portuária, que eles chamam de Fishman Hawk (acho que é isso mesmo). É um Best Western. 
    Vale a pena visitar Alcatraz, a antiga ilha-presídio que tem uma vista privilegiada de San Francisco. Você aluga um walkman (essa é antiga né) e faz uma visita guiada pelas celas que é bem interessante. O barco sai de manhã e precisa reserva ingresso antes, para não perder a viagem. Antes do almoço você está de volta. Pegue um ônibus para o Chinatown, cuja rua principal atravessa a famosa avenida que tem o bondinho que a gente vê nos filmes. No Chinatown tem bons restaurantes (chineses, obviamente), com bom preço. 
    No mesmo dia ainda dá pra visitar o bairro italiano, com aquelas sacadas fechadas, e a torre histórica que tem uma bela vista da cidade. Jantar no bairro italiano, boa massa e bons vinhos.
    No dia seguinte, dá pra visitar a Lombard Street, a rua curva com floreiras que já apareceu em 8545 filmes. É imperdível o passeio na Golden Gate a pé. San Francisco tem bons museus, mas como ficamos pouco tempo lá, não fomos, mas reservem tempo para isso.
    Imagino que vocês queiram ir ao Napa Valley, então tem de programar o tempo de estadia lá em San Francisco.
4. De San Francisco fomos ao Parque Yosemite(340 km), onde você fica hospedado no próprio parque. Tem cabanas, barracas, hotéis. As paisagens são bonitas, com montanhas enormes de granito e trilhas margeando rios e ribanceiras e cachoeiras.
    O mais bonito de lá é subir de carro até um belvedere de onde você vê todo o vale onde fica o parque. 
    É lá que tem o parque das sequoias gigantes. Passa até carro por dentro de buraco que abriram em uma delas. Vale a pena a visita.
5. Saindo de Yosemite, você pega a estrada que vai pela parte mais alta do parque e segue rumo a Las Vegas. São 600 km. A estrada é bastante interessante. Passa por um platô que faz parte do parque, com lagos, florestas, montanhas. A estrada passa perto do Monolake, que tem umas formações rochosas interessantes, que se vê da estrada.
    Depois você passa pelo Death Valley, por uma estrada cheia de curvas que já apareceu em 1347 filmes. Com um pouco de esforço você vê até o espírito do John Wayne. 
    A estrada vale a viagem.
6. Depois de um trecho de deserto, você chega a Las Vegas e suas dezenas de hotéis-cassinos. Vale conhecer, mas uma noite é mais que suficiente. Vale só pra ver como os americanos babacas se divertem.
7. No dia seguinte, estrada até Grand Canyon. Não sei o nome da cidade onde ficamos, mas sei que é a mais próxima de Las Vegas. São mais ou menos 200 km de estrada. No caminho, você passa pela Hoover Dam, a represa que aparece em 3457 filmes americanos. Vale parada e foto.
    Você pode passar o dia no Grand Canyon, apreciando as vistas das montanhas esculpidas, o Rio Colorado serpenteando lá em baixo e se sentindo um mosquitinho no meio da paisagem monumental. Tem vários belvederes. Tem restaurantes por perto, vários. 
     O mais deslumbrante é o por do sol. Pegue um ponto privilegiado, sem ninguém na frente e fique olhando o sol cair atrás das montanhas e vales. Uma das paisagens mais bonitas que eu já vi.
    Tem um passeio de helicóptero, para sobrevoar os canions, mas não fizemos.
8. De lá, voltamos a Los Angeles. Foi isso que fizemos em 9 dias. Não sei se há voos de perto de Grand Canyon para o Brasil. 
    A viagem foi muito boa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário