domingo, 16 de junho de 2013

Santiago por Maria Helena

Santiago por Maria Helena

Como não se vive só de vinho e de comidas ricas em carboidratos aqui vão as minha dicas pessoais sobre o  Chile....
 
 
 
 
Aproveitem o clima outonal para curtir a cidade de Santiago a pé e conhecer as diferentes facetas do outono com suas ruelas multicoloridas e seus cidadãos mais que simpáticos!
Este domingo (26 de maio)  foi especial porque sendo "El dia del  Patrimonio Cutural de Chile" , a população de Santiago estava totalmente nas ruas. Todos os teatros, museus, cinemas, ópera, etc..estavam abertos ao público de graça, para assistir a espetáculos de em todas as áreas das artes  e da cultura. As ruas estavam uma festa só! Lindo de ver! Espetáculos de danças e músicas folclóricas pelas cidade!.
Caminhamos durante oito horas do dia, visitando o Cerro Santa Lucia que estava lindo e com muitos eventos. Vimos uma exposição no Centro Cultural  La Moneda: Hilos de America / textiles originarios contando a história das urdiduras e tessituras dos povos de américa andina. Uma palavra só não basta para definir a beleza da arte dos povos nestas técnicas.  Um dia desses para se conhecer realmente o povo e suas reinvidicações. Na semana toda estava havendo também uma luta dos professores universitários para universidades públicas que atualmente são todas privadas. Como forma de protestos e de arrebanhar simpatizantes à causa, abordavam os passantes com poesias e criações literárias como esta que transcrevo aqui. o poema de uma professora da faculdades de letras ( em espanhol e em inglês). Transcrevo aqui apenas a em espanhol.
MI JARDIN
Porque al sentirme solo
Pienso en ti
Te recuerdo como la primavera alegre
Tus labios eran la profundidad de nuestro sentir
Mariposa de mis flores de mil colores
Tus ojos reflejan armonía, esa la que perdí
Porque tu amor fue verídico, lo viví
Princesa de mi sentir
Mariposa de mis flores de mil colores
Que hoy veo em mi jardín
El canto de las aves me recuerdan en tu reír
Hoy sólo estoy,
pero es quando mas me acuerdo de ti.
 
 
 
Também te envio
As rias facetas do outono...
 
 
Dicas de restaurantes:
 
Vietnam Discovery ( vietnamita com toques tailandeses e franceses) é maravilhoso! Existe em Paris e Saigon também.De fora (fachada) ninguém entra..ninguém dá nada para o restaurante, mas ao adentrar por um corredor encontra um salão maravilhoso...com pessoal muito bem treinado. Se não reservar não consegue entrar de tão cheio.Rua Loreto , a do mesmo hotel em que ficamos...( Recoleta)
 
El Caramaño. Comida típica chilena. O lugar já vale a visita...Fica na Rua Purissima ( Bella Vista)
 
Galindo é bom chegar cedo também, mistura de bar com restaurante típico também. Fica na Rua Constitución ( Bella Vista).
Na esquina em frente do Galindo há o italiano El Siciliano muito bom....
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário